sexta-feira, 5 de novembro de 2010

RESUMO DE ATIVIDADE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Título: "Educação Profissional como política pública de inclusão social para a juventude: a experiência do ProJovem na Baixada Fluminense"

Aluna: BRAGA, Maria Manuela Mendonça Ferreira. (Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/ CNPq, Discente do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Departamento de Letras e Ciências Sociais, Instituto de Ciências Humanas e Sociais).
 
Orientador: Prof. Dr.José dos Santos Souza (Professor do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ).

Palavras – Chave: Educação, Jovens, Mercado de Trabalho

INTRODUÇÃO
A pesquisa tem como objetivo verificar o papel dos programas sociais do Governo Federal implementados em municípios da Baixada Fluminense.As atividades propostas pretendem levantar dados sobre o funcionamento dos programas sociais em especial o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem). Este Projeto tem como base conhecer a dinâmica da política pública de inclusão dos jovens de 16 a 29 anos; observar o funcionamento do ProJovem nas instituições; além de identificar os fundamentos metodológicos do mesmo. O projeto concentra seus esforços investigativos na análise dos jovens em programas sociais, buscando entender como acontece a inclusão dos mesmos na sociedade. Este esforço pretende compreender principalmente, como essas relações se refletem na participação dos jovens nas atividades sociais. Os projetos teriam como bases a informação, o esporte e a cultura, aparecendo como fatores fundamentais para apoiar a juventude na busca da resolução de seus problemas auxiliando os jovens no planejamento e na construção de seu futuro. 

OBJETIVO
O presente trabalho compreende em descrever a experiência do ProJovem na dinâmica da política pública de inclusão de jovens; esclarecer o papel da rede federal de educação técnica na política de inclusão de jovens no mercado de trabalho; identificar os fundamentos teóricos e metodológicos norteadores do ProJovem explicando o funcionamento nas instituições selecionadas; refletir sobre o papel atribuído à educação profissional na política de inclusão de jovens. 

MATERIAL E MÉTODOS 
O Plano de Trabalho se desenvolverá na forma de levantamento de informações sobre ProJovem implementado por instituições federais de educação profissional localizadas na Baixada Fluminense. Tal levantamento se dará a partir de dados coletados em fontes bibliográficas primária, material disponibilizado na internet, revisão de literatura, análise de dispositivos legais, etc. Neste aspecto, o trabalho poderia ser considerado como pesquisa básica, de abordagem qualitativa, de caráter descritivo. 

RESULTADOS E DISCUSSÃO 
Durante o Trabalho de Campo, a bolsista pôde observar que em  geral os alunos não mantinham uma presença regular nas aulas,  e que no entanto, nos dias de prova, as  salas apresentavam um número muito grande de alunos.  A maioria dos alunos que frequentavam as aulas eram mulheres, e algumas delas levavam crianças para as salas de aula. Os professores do ProJovem estariam incumbidos de  dar aulas de reforço em disciplinas diferentes daquelas que estavam acostumados a dar. Os alunos não tinham aulas de informática, nem tão pouco acesso ao laboratório do mesmo. O programa só apresentava duas turmas, por falta de disponibilidade   de salas oferecidas pela escola. O material didático utilizado é do próprio programa ProJovem, no entanto os professores elaboram seu próprio material como cartilhas e questionários para que sejam de melhor compreensão dos alunos.

CONCLUSÃO 
Durante a revisão literária, constatou – se que tais práticas sociais de inclusão dos jovens, têm como objetivo principal transformar os cidadãos, em indivíduos ativos e participantes da sociedade brasileira. Em geral, os projetos têm como objetivo a necessidade de “ocupar“ jovens especialmente aqueles que estejam fora da escola, estando assim, vulneráveis e expostos a marginalidade. Segundo Sposito e  Corrochano (2005),  a especificidade do projeto é criar condições de inserção e permanência em sistemas de ensino, executar a integração do jovem na família e na sociedade, promover a diminuição da violência, das drogas, doenças sexualmente transmissíveis, gravidez precoce, facilitar a sua permanência quando estiverem inseridos no mercado de trabalho, além de elevação do seu nível de escolaridade, qualificação profissional e formação em direitos humanos e cidadania.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
ALVES, Giovanni; Toyotismo como Ideologia Orgâncica da Produção Capitalista.
ANTUNES, Ricardo; Trabalho e precarização Numa ordem neoliberal
BASTOS, Raul Luís Assumpção. Crescimento populacional, ocupação e desemprego dos jovens: a experiência recente da Região Metropolitana de Porto Alegre
CAMARGO, José Márcio; REIS, Maurício Cortez. Desemprego: o custo da desinformação. Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, Juventude: Diversidades e desafios no Mercado de trabalho metropolitano. Estudos e Pesquisas n. 11 setembro de 2005
REZENDE, Flávio. Juventude brasileira, um estudo preliminar. Políticas de Juventud En América Latina Evaluación Y Diseño 
SOUZA, José dos Santos; Trabalho, Qualificação, Ciência e tecnologia no Mundo Contemporâneo – Fundamentos teóricos para uma análise da politica de educação Professional: Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 13, n.22, p.1-15, jul./dez., 2004.
OLIVEIRA, E. L. de Rios-neto, OLIVEIRA, E. G.e ;A. M. H. C. de; Transições dos jovens para o mercado de trabalho, primeiro filho e saída da escola: o caso brasileiro. R. Brás. Est. Pop., São Paulo, v. 23, n 1, p. 109-127, jan /jun .2006
POCHMANN, Márcio. Educação e Trabalho: Como desenvolver uma relação virtuosa? Educação e Soc., Campinas, vol.25,n.87,p.383-399,maio/ago.2004. 
SPOSITO, Marília Pontes. CARRANO,Paulo césar Rodrigues. Juventude e políticas públicas no Brasil. Artigo publicado em Políticas públicas de juventud en America Latina. 
SPOSITO, Marília Pontes; CARVALHO, Hamilton Harley de; SOUZA, Nilson Alves de; Juventude e poder local: um balanço de iniciativas públicas voltadas para jovens em municípios de regiões metropolitanas. Revista Brasileira de Educação v. 11 n. 32 maio/ago. 2006 
SPOSITO,Marilia Pontes ; CORROCHANO,Maria Carla. A face oculta da transferência de renda para jovens do Brasil. Tempo Social, revista de sociologia da USP, v.17, n. 2, 2005.