sábado, 26 de março de 2011

Concluída pesquisa sobre a implantação do Proeja no IFC-Sombrio

Gerson Luis da Luz

DEFESA DE DISSERTAÇÃO

Título: "Desafios e perspectivas da implantação do Proeja no IFC-Sombrio".


Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.

Data da Defesa: 25/03/2011

Banca Examinadora:
Dr. José dos Santos Souza (Orientador) - UFRRJ
Drª. Maria da Conceição Calmon Arruda - UFRRJ
Drª. Jaqueline Ventura - UFF

RESUMO: Esta dissertação investiga o percurso de implantação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) no Instituto Federal Catarinense Campus Sombrio (IFC-Sombrio). A urgência na execução do Decreto nº 5.840/2006 obrigou a instituição a ofertar uma turma que atendesse a estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e que desejassem uma formação profissional de pessoas jovens e adultas que não tiveram acesso à educação básica e à formação profissional na idade apropriada. Tendo como referência empírica as duas turmas do Curso Técnico em Informática no âmbito do Proeja, que iniciaram em 2007 e 2008 respectivamente, busca-se através de entrevista aplicada a gestores e de questionário aplicado a equipe pedagógica e docentes identificar as ações praticadas pelos gestores do IFC-Sombrio desde a implantação do Proeja na instituição até as pretensões, da atual direção, para as futuras turmas. Trata-se de uma pesquisa básica, cuja forma de abordagem é considerada uma pesquisa qualitativa.  Sua preocupação central é identificar quais as dificuldades e perspectivas para implantar o Proeja, levando em conta que ele já ocorre, mas o número de estudantes que participam do programa e que sejam estudantes da EJA é muito pequeno. A partir desta preocupação, o pesquisador procura entender como o quadro docente e gestores do IFC-Sombrio planejam suas ações, ao passo que procura fazer uma análise das experiências das turmas do Proeja em busca de respostas a suas preocupações. Diante da análise dos instrumentos de pesquisa aplicados, que foi questionário e entrevista, conclui-se que o Proeja no IFC-Sombrio necessita de uma reflexão sobre a forma como o Programa em questão foi implantado e executado no referido Campus.  Há uma necessidade de verificar junto com a comunidade local e não somente com os Núcleos Avançados de Ensino Supletivo (NAES), quais são realmente as demandas dos jovens e adultos da região de Sombrio, Santa Rosa do Sul e cidades vizinhas que desejam unir a formação profissional com a formação no ensino médio.

Palavras-Chave: PROEJA – Educação de Adultos. Trabalho e Educação. Ensino Médio. Ensino Técnico. Ensino Agrícola.