terça-feira, 29 de março de 2011

Reunião do GTPS - 29/03/2011


Presentes:
José dos Santos Souza; Francisco Mendes; Bruno O. Figueiredo; Ricardo S. Ribeiro; Tânia Almenara; Conceição Arruda; Fernanda Paixão; Lilian Ramos; Helen; Luciana; Ingrid; Débora; Flávio; Vivian. 

O Prof. José abriu a reunião com os informes gerais destacando a defesa de dissertação do mestrando Gerson (PPGEA) no último dia 25, defesa que recebeu vários elogios pela forma tranquila com a qual foi apresentada e pela forma bem estruturada de pesquisa. A Profª Conceição, que compôs a banca, destacou vários elementos do trabalho do mestrando que conferem relevância ao mesmo.  O Prof. José também informou que o Grupo conta com mais três bolsistas de Mestrado: os membros Bruno, Luciana e Ricardo.  O Grupo também recebeu novos integrantes: Helen, Luciana, Ingrid e Débora.
Estava previsto para esta reunião a apresentação dos planos de trabalho das alunas Priscila, Luciana, Gabriela e Ketruin, mas em virtude de ausência, a apresentação foi automaticamente adiada para a próxima reunião ordinária (26/04). Também era prevista a  apresentação da pesquisa da Prof.ª Márcia, o que também não se concretizou.
O Prof. José advertiu os docentes sobre a ausência dos relatórios de pesquisa de 2010 e destacou a importância do Grupo ser informado sobre os produtos de pesquisa e para que se resgate a cultura de apresentação das produções. Também mencionou a questão das publicações, destacando o caráter ético que as mesmas devem se cercar, com o respeito aos trabalhos de co-autoria entre orientandos e orientadores, demonstrando afinidade entre ambos. A Prof.ª Lilian corroborou com o Prof. José e exemplificou sua relação ética e concordante com seus orientandos.  A mestranda Tânia informou sobre a necessidade de atualização dos Currículos Lattes, visto que estamos em fase da Coleta Capes.
O Prof. José apontou a necessidade de fazermos apresentações de relatórios de pesquisa, monografias, projetos, etc. dentro do Grupo.  Também apontou a necessidade de apresentação dos relatórios discentes, sendo  dado como prazo a próxima reunião ordinária (26/04) para conclusão dos mesmos.
O Prof. Flávio e Prof. José lembraram da existência do blog do GTPS e da possibilidade de ter alguém responsável para alimentar suas informações constantemente, sendo atribuída a responsabilidade ao bolsista Denis. O Prof. José aproveitou a oportunidade para lembrar sobre a importância de atualizar o banco de dados dos integrantes do GTPS no Yahoo Groups.  Para os recém-chegados, o Prof. José explicou como solicitar a integração na lista do Yahoo. É necessário que seja enviado um e-mail para GTPS-subscribe@yahoogrupos.com.br.
O Prof. Flávio lembrou ao Grupo sobre a reunião de estudos do dia 19/04 às 14h, onde daremos continuidade ao estudo de Gramsci com o texto “Moderno Príncipe”, disponível na pasta 69 .  O Prof. José também nos lembrou que o este será o segundo texto de estudo sobre Gramsci (O primeiro foi “Alguns pontos preliminares de referência” e o terceiro será “Americanismo e fordismo”) e que depois passaremos aos estudos de Florestan Fernandes e Paulo Freire. O Prof. José relembrou que a reunião de estudos é por adesão dos membros, mas destaca que as reuniões ordinárias são obrigatórias a todos os integrantes.
Ficou planejado que no dia 26/04 a Profª Lilian fará apresentação de sua pesquisa, assim  como os planos de trabalho agendados para esta reunião que não foram apresentados. Para finalizar, o Prof. José apresentou a coletânea organizada por ele e a Prof.ª Sandra Regina Sales recentemente publicada sob o título “Educação de Jovens e Adultos. Políticas e Praticas Educativas”, publicada pela Edur.