quarta-feira, 14 de julho de 2010

DEFESA DE DISSERTAÇÃO

Título: "Integração Curricular no PROEJA: a experiência do Instituto Federal de Pernambuco."

Autora: GALINDO, Juraci Torres.

Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Data da Defesa: 14/07/2010

Banca Examinadora:
Dr. José dos Santos Souza (Orientador) - UFRRJ
Drª. Gabriela Rizo - UFRRJ
Drª. Jaqueline Preira Ventura - UFF

Resumo: A institucionalização do Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), implantado pelo Decreto 5.840/2006, já nasceu com a proposta de integração curricular. Os princípios desse programa implicam a construção de currículos adequados, visando contemplar as especificidades do público a ele destinado, tendo como fundamento os pressupostos da integração. Portanto, este programa faz parte de uma política social focada no atendimento do público jovem e adulto que não teve acesso à escolarização na idade própria, possibilitando o acesso à educação profissional integrada à educação básica. Diante dessa realidade, foi possível constatar contradições entre o discurso e a prática da integração dos cursos oferecidos por este Programa. Duas questões se apresentaram para investigação: 1ª) Qual o percurso trilhado na construção de um currículo integrado, capaz de superar o modelo tradicional e inflexível que articule a formação geral, formação profissional e especificidades dos alunos e alunas da EJA, de forma unificada, onde o trabalho seja enfocado como princípio educativo? 2ª) Como se concretiza a vivência do PROEJA no cotidiano escolar? A partir dessas questões, a pesquisa se estruturou tendo como objetivo explicar a experiência de integração curricular nos cursos técnicos oferecidos pelo Instituto Federal de Educação de Pernambuco (IFPE) por intermédio do PROEJA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo que se utiliza dos seguintes instrumentos de coleta de dados: a) fontes primárias (documentos oficiais, planos de cursos, quadro de horários, matrizes curriculares); b) fontes secundárias (literatura sobre EJA e sobre políticas públicas para educação); c) questionários fechado; d) observação. Os dados coletados contribuíram para compreender que a prática de integração curricular do PROEJA no IFPE, está bem distante dos princípios de integração e dos pressupostos da EJA. Diante da análise realizada, concluiu-se que é preciso que a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica enfrente a responsabilidade de preparar os docentes e equipes pedagógicas para se apropriarem conceitualmente sobre os problemas e necessidades desse público e dos pressupostos da integração para de fato oferecer educação capaz de garantir ao cidadão trabalhador a autonomia pronunciada nos documentos que fundamental as bases estruturantes do Programa.

Palavras-Chave: Educação de Jovens e Adultos – Currículo Integrado – Ensino Técnico – Educação Profissional