sexta-feira, 10 de julho de 2009

DEFESA DE DISSERTAÇÃO

Título: "A informática como ferramenta no processo de ensino aprendizagem na Escola Agrotécnica Federal Antônio José Teixeira"

Autor: FERREIRA, Naidson Clayr Santos.

Instituição: Pós-Graduação em Educação Agrícola, Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ.

Data da Defesa: 10/07/2009

Banca Examinadora:
Dr. José dos Santos Souza (Orientador) - UFRRJ
Drª. Ana Cristina Souza dos Santos - UFRRJ
Dr. Dileno Dustan Lucas de Souza - UFV

Resumo: O presente trabalho tem por objetivo descrever o uso da informática na prática pedagógica dos docentes da Escola Agrotécnica Federal Antônio José Teixeira - EAFAJT/BA. Analisamos o nível de familiaridade dos docentes com a informática; identificamos os elementos objetivos e subjetivos que condicionam o uso adequado do Laboratório de Informática; identificamos as possibilidades e potencialidades do uso da informática como ferramenta de ensino na EAFAJT/BA. A revisão de literatura apresenta uma contextualização das mudanças tecnológicas que vêm ocorrendo, a forma como a informática se materializa na educação e depois aponta como a informática vem sendo utilizada nas práticas educativas. Tomando como referência esta revisão de literatura, foi feito um levantamento de dados junto a 33 professores que compõem o quadro docente da EAFAJT/BA. A partir de uma análise qualitativa, de caráter descritivo, referenciada no quadro conceitual composto a partir da revisão da literatura e em dados coletados a partir da aplicação de questionários e de observação participante do cotidiano da escola, foi possível fazer um diagnóstico do uso da informática na EAFAJT/BA e, a partir dele, oferecer instrumentos analíticos para a elaboração de propostas de melhoria de uso das tecnologias existentes na instituição, onde os docentes possam desenvolver suas atividades pedagógicas com um instrumento a mais, visando a qualidade do processo ensino-aprendizagem.

Palavras-Chave: Informática – Prática pedagógica – Ensino/Aprendizagem – Ensino Técnico – Ensino Médio – Educação Profissional.