segunda-feira, 15 de junho de 2009

Reunião do GTPS - 15/06/2009


Tópicos discutidos:
-          Possibilidade de publicação nas revistas da Universidade Rural pelos membros do grupo;
-          Apresentação dos planos de trabalho dos respectivos membros do grupo: Gabrielle, Professora Márcia Cova, Darlan (e Samir), Professor Francisco, Lidiane (e Dandara), Dennis e Mary Ellen.
Quanto às apresentações dos planos de trabalho:
-          Apresentação do plano de trabalho da aluna Gabrielle sobre o Turismo Rural em Nova Iguaçu/RJ;
-          Apresentação do projeto de pesquisa de Doutorado da Professora Márcia Cova sobre a Qualificação Profissional do Trabalhador Rural na Baixada Fluminense. Houve uma discussão sobre possibilidades de melhorias e sugestões.
-          Ambos os projetos foram aprovados pelo grupo e especificamente no caso da Professora Márcia nada impede que o seu projeto seja apresentado em um segundo momento. Afinal, é comum haver mudanças no assunto da tese. O projeto não precisa passar por nova aprovação, apenas ser atualizado;
-          Apresentação do plano de trabalho do aluno Darlan; foi discutido o seu projeto antigo e o novo tema “América Latina, a liberalização financeira e os impactos sobre o crescimento econômico”. Uma das sugestões do aluno foi que o cronograma de atividades seria feito por mês;
-          Darlan também apresentou os planos de trabalho do aluno Samir, que não pôde ir à reunião do grupo devido a problemas pessoais. Neste caso, o plano de trabalho dos dois alunos é basicamente o mesmo, mudando apenas os países estudados. Ambos os projetos foram aprovados;
-          Apresentação do projeto de pesquisa do professor Francisco. De acordo com o professor, seu projeto trata de um novo tema para o Doutorado: “Políticas públicas de inovação para a agricultura familiar no Brasil e na Argentina”. Houve uma discussão sobre a viabilidade do projeto e, feitas as contribuições e ressalvas, este foi aprovado.
-          Apresentação do plano de trabalho da aluna Lidiane. Como a Professora Miriam e sua outra orientanda Dandara não puderam comparecer à reunião,  a aluna Lidiane ficou responsável pela apresentação destes também. Como o trabalho da aluna já foi aprovado pela FAPERJ, a função do GTPS foi homologatória. Logo, o projeto foi aprovado.
-          Quanto à aluna Dandara, houve o questionamento sobre o projeto de pesquisa do qual o seu plano de trabalho faria parte. Neste caso, falta ser esclarecido qual seria o projeto de pesquisa com a sua orientadora.
-          Apresentação do plano de trabalho do aluno Dennis, orientando do Professor Jose, intitulado “A experiência do PROEJA na Baixada Fluminense”;
-          Apresentação do plano de trabalho da aluna Mary Ellen (orientanda do Professor Flávio). O tema trata da definição do perfil do aluno do Projovem. O projeto foi discutido e aprovado pelo grupo.

Outras consideracões:
-          Em todas as apresentações, foi enfatizada a diferença que deve haver entre os planos de trabalho dos orientadores e orientandos;
-          Observação com relação à utilização da sala do grupo e a impressora:
-          E importante saber que havia 3 resmas e todas “sumiram”, o que indica que vem ocorrendo mau uso das instalações e equipamentos das ala do grupo. Deve ficar claro que a impressora e para uso exclusive dos trabalhos de pesquisa. Este é o primeiro recado oficial neste sentido.
-          Outro aspecto tratado foi quanto à permanência de pessoas que não são do grupo na sala. Apesar de haver certa flexibilidade, deve ficar claro que há um limite, pois a sala é apenas para os membros do grupo. Os membros de plantão devem deixar isto claro.
Feitas estas considerações, a reunião foi dada como encerrada.