quarta-feira, 20 de março de 2024

PPGEDUC ABRE SELEÇÃO PARA MESTRADO E DOUTORADO

Candidatos(as) têm apenas 12 dias para se inscrever!


O PPGEduc – Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da UFRRJ publicou na última segunda-feira, dia 18/03/2023, os editais de seleção para turmas de 2024.

O período de inscrição é bastante curto, vai do dia 20/03/2024 a 01/04/2024. São apenas 12 dias de inscrição, o que exigirá celeridade dos(as) candidatos(as) para providenciar a documentação para inscrição, especialmente o anteprojeto de pesquisa, para os(as) candidatos(as) ao Curso de Mestrado, e o projeto de pesquisa, para os(as) candidatos(as) ao Curso de Doutorado

 São 32 vagas para o Curso de Mestrado e 29 vagas para o Curso de Doutorado. O processo seletivo para ambos os cursos prevê cotas para: pessoas autodeclarados pretos, pardos e indígenas (20%); pessoas autodeclaradas quilombolas (5%); para pessoas autodeclaradas travestis e transexuais (5%); para pessoas autodeclaradas  refugiadas (5%); para pessoas autodeclaradas com deficiência (5%). As vagas estão distribuídas pelas três linhas de pesquisa que compõem o projeto pedagógico do PPGEduc: 

  • Linha 1 – Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas;
  • Linha 2 – Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais;
  • Linha 3 – Educação Étnico-Racial e de Gênero: linguagens e estudos afro-diaspóricos.
Para acessar ambos os editais, o(a) candidato(a) deve acessar o SIGAA – Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, clicar em "Pós-Graduação Stricto Sensu" e posteriormente, no ícone "Consulte processo seletivos abertos..." . Por fim, deve selecionar o curso desejado. Quando a tela do curso desejado abrir, para ler a íntegra do Edital, basta clicar em "Documentos". Observe-se que, para acessar como brasileiro, o SIGAA exigirá login no perfil do gov.br; como estrangeiro, exigirá abertura de perfil para login com o número do passaporte.
Clique aqui para acessar