quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

BRUNA LIMA CONCLUIU INVESTIGAÇÃO SOBRE AMPLIAÇÃO E DIVERSIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO DE TECNÓLOGOS NA BAIXADA FLUMINENSE/RJ

 

Bruna Lima

DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO


Título: "Ampliação e diversificação da oferta de cursos superiores de tecnologia na Baixada Fluminense (RJ)”


Mestranda: Bruna de Fátima Santos de Lima

Instituição: Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro


Data: 27/02/2024

Hora: 14:00

Local: UFRRJ – Instituto Multidisciplinar

            Campus de Nova Iguaçu, Auditório do Módulo da Pós-Graduação

            Rua Savero José Bruno, S/nº – Aeroclube – Nova Iguaçu, RJ


Banca Examinadora:

  • Prof. Dr. José dos Santos Souza (Orientador) – UFRRJ
  • Prof. Dr. Rodrigo Coutinho Andrade – UFRRJ
  • Profª. Drª. Paula de Macedo Santos – SEEduc/RJ



RESUMO: No ano de 2019, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), existiam 8.400 cursos superiores de tecnologia (CSTs) no Brasil, dos quais apenas 14% encontravam-se na esfera pública (federal, estadual ou municipal) estando o restante na esfera privada. Os CSTs são um tipo de graduação de curta duração, com carga mínima de 1.600 a 2.400 horas. Com o objetivo de formar com foco no mercado do trabalho, sua oferta tem demonstrado crescimento substantivo nos últimos anos. O objetivo desta pesquisa é analisar as tendências do desenvolvimento dos CSTs na Baixada Fluminense, Região do Estado do Rio de Janeiro vizinha à capital do estado. As cidades que compõem esta região surgiram e cresceram de forma irregular, sem planejamento urbano, o que consolidou a Baixada Fluminense como área com problemas habitacionais, sociais, de saneamento básico, de segurança pública e educacionais. Composta por municípios governados por políticos que não conseguem garantir serviços públicos básicos e de qualidade para a população. A compreensão de como se deu a ampliação e diversificação dos CSTs nesta região é de extrema importância, pois nos possibilita entender se esta política de educação profissional e tecnológica visa a formação de uma nova força de trabalho ou se visa a conformação ética e moral dos trabalhadores frente ao desemprego e à precariedade do trabalho e da vida em sociedade. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que se insere na categoria de pesquisa documental cuja referência teórica e metodológica é o materialismo histórico-dialético. Os dados coletados nos permitiram evidenciar a natureza do processo de ampliação e diversificação da oferta de CSTs na Baixada Fluminense e confirmaram nossa hipótese central de que estes cursos, enxutos, flexíveis e precários, mais do que formar pessoas para se apropriarem do conhecimento técnico e profissional de modo integrado ao conhecimento científico, tecnológico e cultural do mundo do trabalho e da vida em sociedade, na realidade cumprem a função de formação enxuta, flexível, pragmática, imediatista, vinculada às demandas imediatas do mercado de trabalho. Nesta perspectiva, os CSTs ofertados têm como principal objetivo não apenas formar trabalhadores de novo tipo, mas conformar estes trabalhadores à nova realidade volátil, incerta, complexa e ambígua do modelo de desenvolvimento enxuto e flexível do capital, de modo a torná-los permeáveis à instabilidade, à competitividade exacerbada e à precariedade do mercado de trabalho, preparando-os para assumir para si a culpa por sua condição de vida precária.