quinta-feira, 25 de maio de 2023

DOUTORANDA DEFENDERÁ TESE SOBRE O EMPREENDEDORISMO COMO CONTEÚDO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Paula Macedo


DEFESA DE TESE DE DOUTORADO


Título: "O empreendedorismo como conteúdo curricular da Educação Profissional e Tecnológica”


Doutoranda: Paula de Macedo Santos  



Instituição: Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro


Data: 27/06/2023
Hora: 14:00
Local: UFRRJ - Instituto Multidisciplinar, Campus de Nova Iguaçu, Auditório do Módulo da Pós-Graduação
           Rua Savero José Bruno, S/nº – Aeroclube – Nova Iguaçu, RJ


Banca Examinadora:
  • Prof. Dr. José dos Santos Souza
  • Profª. Drª. Aparecida Neri de Souza
  • Profª. Drª. Marise Nogueira Ramos
  • Profª. Drª. Jussara Marques de Macedo
  • Prof. Dr. Bruno de Oliveira Figueiredo


Resumo: Atualmente, diversas mídias têm dado destaque a histórias de empreendedores de sucesso que reinventaram suas vidas diante do desemprego, agindo de forma criativa e aproveitando as oportunidades. Além disso, observamos o estímulo à atividade empreendedora por meio da inserção do conteúdo curricular “empreendedorismo” em diversos níveis e modalidades da Educação Básica, Superior e Profissional. A reforma da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) iniciada nos anos 1990 diversificou e expandiu a oferta de oportunidades de formação profissional. Essa reforma provocou mudanças nos currículos e na estrutura da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica brasileira, que oferece cursos voltados para atender demandas do mundo do trabalho afinados com o discurso da empregabilidade, do empreendedorismo e da empregabilidade. Tais mudanças coadunam com orientações de organismos internacionais que ressaltam a importância do estímulo à atividade empreendedora na educação. Diante dessa realidade, elegemos como objeto de análise a inserção do conteúdo curricular “empreendedorismo” na EPT e adotamos como referência empírica o trabalho educativo de unidades escolares da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica localizadas no Estado do Rio de Janeiro. Nossa análise tem como objetivo explicitar as implicações políticas e ideológicas da inserção desse conteúdo curricular na EPT. Para isso, propomo-nos a desenvolver uma pesquisa básica, de abordagem referenciada no materialismo histórico-dialético, utilizando-nos de fontes primárias e secundárias e entrevistas semiestruturadas para coleta de dados. Partimos da hipótese de que o incentivo à formação de competências socioemocionais nos educandos para promover iniciativas empreendedoras constitui-se em estratégia de mediação do conflito de classes, na medida em que busca conformar determinado segmento populacional à atual realidade marcada pelo desemprego estrutural, pela exclusão social e pela precariedade do trabalho e da vida em sociedade, além de transferir para este segmento a responsabilidade por sua condição socioeconômica. Como não é possível garantir a todos os egressos da EPT a conquista de uma ocupação no mercado de trabalho formal, a formação de competências socioemocionais para o empreendedorismo é apresentada como possível alternativa de geração de renda. Com base na pedagogia das competências, esta iniciativa visa regular as demandas individuais do mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que promove a perspectiva de formação pragmática, imediatista e interessada de formação de um trabalhador de novo tipo, mais flexível, conformado diante do enxugamento das empresas e preparado para encarar com naturalidade as incertezas e a volatilidade das relações de trabalho e de produção na atualidade. Espera-se assim formar no trabalhador as competências para ser flexível o suficiente para acionar as habilidades empreendedoras individuais, torna-se empreendedor da própria força de trabalho em momentos de escassez de oportunidades. Identificamos a necessidade de refletir sobre a atuação do Estado como promotor da ideologia do empreendedorismo, além de compreender o contexto sócio-histórico em que ocorreu a reforma da Educação Profissional e a inserção do conteúdo curricular “empreendedorismo” na EPT. Toda essa relação se dá sob a aparência de uma educação que busca a emancipação dos trabalhadores, mas sua essência é promover o consenso em torno do projeto social do capital por intermédio da formação para o trabalho.

Palavras-chave: Empreendedorismo; Educação Profissional; Educação Técnica; Educação Tecnológica.