quarta-feira, 1 de março de 2023

PESQUISA SOBRE AMPLIAÇÃO E DIVERSIFICAÇÃO DA OFERTA DE CURSOS TECNOLÓGICOS NA BAIXADA FLUMINENSE É SUBMETIDA À EXAME DE QUALIFICAÇÃO

 

Bruna Lima

EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO


Título: "Ampliação e diversificação da oferta de cursos superiores de tecnologia na Baixada Fluminense (RJ)”


Mestranda: Bruna de Fátima Santos de Lima


Instituição: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

                      Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

                      Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc)

                      Linha de Pesquisa: "Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais"



Data: 07/03/2023

Hora: 14:00

Local: Instituto Multidisciplinar, UFRRJ

           Campus Nova Iguaçu, Sala 203, Módulo Biblioteca



Banca Examinadora:

  • Prof. Dr. José dos Santos Souza (Orientador) – UFRRJ
  • Prof. Dr. Rodrigo Coutinho Andrade – UFRRJ
  • Prof. Dr. Bruno de Oliveira Figueiredo – UNIR


Resumo: No ano de 2019, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), existiam 8.400 cursos superiores de tecnologia (CSTs) no Brasil, dos quais apenas 14% encontravam-se na esfera pública (federal, estadual ou municipal) estando o restante na esfera privada. Os CSTs são um tipo de graduação de curta duração, com carga mínima de 1.600 a 2.400 horas. Com o objetivo de formar com foco no mercado do trabalho, sua oferta tem demonstrado crescimento substantivo nos últimos anos. O objetivo desta pesquisa é analisar as tendências do desenvolvimento dos CSTs na Baixada Fluminense, Região do Estado do Rio de Janeiro vizinha à capital do estado. As cidades que compõem esta região surgiram e cresceram de forma irregular, sem planejamento urbano, o que consolidou a Baixada Fluminense como área com problemas habitacionais, sociais, de saneamento básico, de segurança pública e educacionais. Em suma, é uma região composta por municípios governados por políticos que não conseguem garantir serviços públicos básicos e de qualidade para a população. A compreensão de como se deu a ampliação e diversificação dos CSTs nesta região é de extrema importância, pois nos permitirá saber se esta política de educação profissional e tecnológica visa a formação de uma nova força de trabalho ou se visa a conformação ética e moral dos trabalhadores frente ao desemprego e à precariedade do trabalho e da vida em sociedade. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que se insere na categoria de pesquisa documental cuja referência teórica e metodológica é o materialismo histórico-dialético. Com esta pesquisa, espera-se reunir um conjunto de informações e análises que nos evidencie a natureza do processo de ampliação e diversificação da oferta de CSTs na Baixada Fluminense. A hipótese central é de que estes cursos enxutos, flexíveis e precários não formam pessoas para se apropriarem do conhecimento técnico e profissional de modo integrado ao conhecimento científico, tecnológico e cultural do mundo do trabalho e da vida em sociedade, mas uma formação pragmática, imediatista e interessadamente vinculada às demandas do mercado de trabalho. Nesta perspectiva, a formação é de um trabalhador de novo tipo, conformado a aceitar com naturalidade as volatilidades do mercado e suas incertezas, assumindo para si a culpa por sua condição de vida precária.