terça-feira, 12 de janeiro de 2021

TESE SOBRE ENSINO SUPERIOR ENXUTO E FLEXÍVEL PARA O PRECARIADO É SUBMETIDA A EXAME DE QUALIFICAÇÃO

Igor Andrade da Costa

 

EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO


Título: "Cursos Superiores de Tecnologia como Materialidade do Ensino Superior Enxuto e Flexível para o Precariado no Brasil”



Doutorando: Igor Andrade da Costa  


Instituição: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

                    Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

                    Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

                    Linha de Pesquisa: "Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais"




Data: 02/02/2021

Hora: 14:00

Local: por webconferência. Link de acesso à transmissão em vídeo: https://video.rnp.br/portal/transmission?idItem=100906 


Banca Examinadora:

  • Prof. Dr. José dos Santos Souza (Orientador) – UFRRJ
  • Prof. Dr. Hugo Leonardo Fonseca da Silva  (UFG)
  • Profª. Drª. Zuleide Silveira (UFF)



Resumo: Curso Superior de Tecnologia (CST) é um grau acadêmico de Ensino Superior com duração de 1600 a 2400 horas. Regulamentada pela LDB 9.394/1996 e pelo Decreto Federal nº 5.154/2004.De acordo com o discurso governamental, a tônica dos CST é viabilizar a formação de profissionais em condições de laborabilidade, polivalentes e capazes de apresentar soluções à problemas cotidianos da produção. A materialidade dos CST revela que 83,62% dos estudantes dos CST ou 8 em cada 10 se encontram nas Instituições de Ensino Superior (IES) privadas e que 68% desta oferta é de cursos ligados à ideologia do empreendedorismo, empregabilidade e sustentabilidade. Deste modo, um olhar mais atento aponta que tais cursos podem ser mais um meio de conformação do que de formação e qualificação da força de trabalho para as condições da atuais de produção, marcadas por forte introdução da microeletrônica, informática e robótica. O objeto de nosso projeto de pesquisa é a oferta de CST mais procurados, nas IES privadas líderes de mercado. O objetivo é explicar as implicações do fato de os CST terem se tornado mercadoria acessível para determinados segmentos da classe trabalhadora mobilizada pela ideologia do empreendedorismo, da empregabilidade e da sustentabilidade. Trata-se de pesquisa básica de análise qualitativa e caráter explicativo, pautada no materialismo histórico e dialético. Como instrumento de coleta de dados utilizamos pesquisa bibliográfica e análise documental. Nossa hipótese é que este modelo de ensino materializa a universidade enxuta e flexível do precariado, ou seja, um projeto político-pedagógico que tem uma dupla finalidade: a de formar trabalhadores de novo tipo para atender a demanda empresarial por profissionais com qualificações intermediárias que transitam entre o trabalho simples e o trabalho complexo e a de conformar trabalhadores excluídos da promessa integradora do capital e fadados ao desemprego e a precariedade do trabalho e da vida social. Esperamos ter como resultado desta pesquisa um referencial analítico capaz de interpretar a concretude da Educação Superior tecnológica e explicitar o tratamento dos cursos mais procurados pelas IES líderes de mercado. Pretendemos desvelar em que medida é realizado, nos cursos delimitados, a conformação para a vida precária de parcela de parcela significativa da classe trabalhadora, por meio da disseminação de ideologias como empregabilidade, empreendedorismo e sustentabilidade.