quinta-feira, 26 de novembro de 2020

ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO ANALISA IMPACTO DA PROVINHA BRASIL NO TRABALHO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE D. DE CAXIAS

 

Viviana Gmach



DEFESA DE MONOGRAFIA



Título: "A cultura da avaliação externa na perspectiva docente: um estudo do caso da Escola Municipal Cidade dos Meninos, em Duque de Caxias (RJ)”

Arquivo de PDF


Graduanda: Viviana da Silva Gmach Souza


Instituição:  Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
                    Pró-Reitoria de Graduação
                    Instituto Multidisciplinar
                    Colegiado do Curso de Licenciatura em Pedagogia


Data: 09/12/2020
Hora: às 10h
Local: por webconferência. 


Banca Examinadora:
  • Prof. Dr. José dos Santos Souza – Orientador (UFRRJ)
  • Prof. Dr. Thiago de Jesus Esteves (CEFET-RJ)
  • Profª. Ms. Cinthia Cristiane da Silva Marujo (SEEduc/RJ e SEMEd/RJ)


RESUMO: 
este trabalho de pesquisa apresenta um estudo sobre as Avaliações Externas, tomando como ponto inicial os índices da Educação Básica considerados pela Prova Brasil, também conhecida como Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC) no município de Duque de Caxias, na região da Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro. Definimos como objeto de análise a Prova Brasil na ação pedagógica dos profissionais de educação, que se constitui em uma avaliação educacional obrigatória em larga escala aplicada no 5º e 9º ano da primeira etapa da Educação Básica. Tomando a Escola Municipal Cidade dos Meninos, a investigação delimita-se à visão dos docentes desta escola acerca da Avaliação em Larga Escala, suas concepções de relação deste tipo de avaliação e a realização de seu trabalho pedagógico, bem como suas indicações de como esta avaliação pode interferir no seu trabalho. O objetivo da monografia é identificar o impacto que este exame provoca na organização do trabalho dos docentes da Escola Municipal Cidade dos Meninos. Para isto, analisa-se os possíveis desdobramentos que afetam o planejamento escolar, busca-se identificar quais as estratégias utilizadas pelos docentes em sala de aula e compreender de que modo estes docentes acabam reforçando esse modelo de avaliação. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, com a abordagem qualitativa, de análise descritiva, que em virtude dos instrumentos de coleta de dados utilizados, pode ser classificada como uma pesquisa de tipo levantamento. Os resultados obtidos indicam que as docentes têm o seu campo de atuação modificado pelas avaliações externas, pois elas trabalham com sobrecarga de tarefas a serem desempenhadas, delineando, assim, uma nova lógica no seu ofício; indicam que seu desempenho está condicionado à possibilidade de premiação ou punição em vistas dos resultados obtidos, evidenciando o poder de coerção combinado com persuasão que os testes de rendimento impõe aos profissionais de educação. Assim, percebe-se que as políticas de avaliação educacional exigem dos docentes melhor desempenho de seus alunos em detrimento de qualquer medida para proporcionar-lhes melhores condição de trabalho. A ideia é induzir os docentes a fazer mais com menos.