sexta-feira, 14 de julho de 2023

PPGEDUC ABRE SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE ALUNOS(AS) ESPECIAIS


    O Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) abre seleção simplificada de alunos(as) especiais para 51 vagas em disciplinas optativas ofertadas no segundo semestre letivo: de 04/09/2023 a 23/12/2023. Esta oportunidade é uma prática recorrente do PPGEduc que eventualmente abre vagas em suas disciplinas optativas para público externo à UFRRJ, portadores de diploma de graduação, independente de estarem matriculados em programas de pós-graduação ou não, à título de alunos especiais.


10 vagas são destinadas ao tópico especial sobre contribuição teórica de Gramsci para o pensamento educacional

Dr. José dos Santos Souza

    O Prof. Dr. José dos Santos Souza, membro da Linha 2: desigualdades sociais e políticas educacionais, oferecerá 10 vagas para a disciplina "Tópico Especial: pensamento político e educacional de Antonio Gramsci", com carga horária de 45 h/aula. As aulas ocorrerão em 15 encontros, às segundas-feiras à tarde, das 14:00 às 17:00, no Instituto Multidisciplinar, localizado no Campus Nova Iguaçu da UFRRJ. Nesta disciplina, seis tópicos importantes para a compreensão da contribuição gramsciana para a educação serão abordados, são eles: 1) fundamentos teóricos do materialismo histórico-dialético na obra de Antônio Gramsci; 2) contribuição de Gramsci para a Teoria do Estado; 3) contribuição de Gramsci para a teoria educacional; 4) o papel da Educação na produção e reprodução social da vida material em Gramsci; 5) educação e disputa de hegemonia na contemporaneidade – legado gramsciano para a política educacional brasileira;  e 6) politecnia, escola unitária e formação omnilateral da classe trabalhadora. O objetivo da disciplina é instrumentalizar os(as) estudantes para aplicar conceitos gramscianos na análise de políticas públicas em educação sob uma perspectiva materialista histórico-dialética. Para isto, as atividades visam levar os(as) estudantes a compreender as condições sócio-históricas em que o pensamento gramsciano se estruturou; compreender o conceito de Estado ampliado e suas implicações teóricas e metodológicas para a análise de políticas públicas; compreender o conceito de intelectual orgânico, partido político e estratégia revolucionária em Gramsci; compreender o conceito de Hegemonia e sua contribuição para análises políticas acerca da relação entre Estado e sociedade, bem como acerca do processo revolucionário; e avaliar a contribuição teórica e metodológica do pensamento gramsciano para o pensamento educacional brasileiro. Além desta disciplina, há outras sete disciplinas em que são ofertadas vagas para alunos(as) especiais. Não perca esta oportunidade!

    Quem tiver interesse deve atentar para o período de inscrição que se estende de 14 a 23/07/2023 e não serão aceitas inscrições fora deste prazo. Clique aqui para ler o Edital. Para se inscrever, o(a) candidato(a) deve acessar a plataforma SIGAA. Clique aqui para acessar a plataforma.