sexta-feira, 14 de outubro de 2022

MESTRANDA VINCULADA AO GTPS SUBMETE À EXAME DE QUALIFICAÇÃO SUA PESQUISA SOBRE O IMPACTO DA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NO TRABALHO DE DOCENTES DE DUQUE DE CAXIAS, RJ

Viviana Gmach

EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO


Título: "Implicações do SAEB NO trabalho docente da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias, RJ”


Mestranda: Viviana Da Silva Gmach Souza


Instituição: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

                      Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

                      Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc)

                      Linha de Pesquisa: "Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais"



Data: 27/10/2022

Hora: 14:00

Local: Auditório da Pós-Graduação, Instituto Multidisciplinar, UFRRJ

           Campus Nova Iguaçu



Banca Examinadora:

  • Prof. Dr. José dos Santos Souza (Orientador) – UFRRJ
  • Profª. Drª. Jussara Marques de Macedo – UFRJ
  • Prof. Dr. Bruno de Oliveira Figueiredo – UNIR
  • Prof. Dr. Thiago de Jesus Esteves – CEFET-RJ


Resumo: Em virtude da hegemonia neoliberal, a gestão pública vem sofrendo profundas reformas gerenciais, especialmente a proliferação de estratégias de accountability que demandam a implementação de políticas de avaliação em larga escala do desempenho das instituições públicas em prestação de serviços sociais com vistas a garantir enxugamento e flexibilização da gestão pública numa perspectiva mercantil. Estas transformações abarcam inclusive a gestão educacional, promovendo inúmeras reformas de ordem gerencial. Na perspectiva da accountability, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) implantou um conjunto de avaliações externas que constituem o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Estas avaliações impactam diretamente no trabalho desenvolvido pelos professores em sala de aula, reorientando heteronomamente os objetivos e finalidades do trabalho escolar. Diante desta realidade, levantamos a hipótese de que a XX. Esta hipótese nos levou à sistematização de uma proposta investigativa cujo objeto de análise é a experiência do SAEB na Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias/RJ (RMEDC). Nosso objetivo é verificar se de fato ocorre perda de autonomia dos docentes desta Rede de Ensino na organização e execução de seu trabalho pedagógico. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, de abordagem qualitativa, de análise descritiva que, em virtude dos instrumentos de coleta de dados utilizados, pode ser classificada como um levantamento, embora também sejam utilizadas fontes bibliográficas primárias e secundárias. Toma-se como amostra aleatória um conjunto de quatro unidades de ensino, uma de cada distrito, tomando como único critério de escolha delas o número de estudantes, privilegiando aquelas de maior número de matrículas. Espera-se que a análise destas experiências escolares nos possibilite compreender os efeitos da avaliação educacional em larga escala promovida pelo SAEB no trabalho pedagógico de professores da RMEDC, bem como avaliar se tais efeitos implicam limites ou possibilidades de desenvolvimento de ações pedagógicas autônomas, de gestão democrática e de formação humana emancipatória.