Bruna de Fátima Santos de Lima |
DEFESA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Baixada Fluminense (RJ)”
Graduanda: Bruna de Fátima Santos de Lima
Pró-Reitoria de Graduação
Instituto Multidisciplinar
Colegiado do Curso de Pedagogia
Data: 07/12/2020
Hora: às 10h
Local: por videoconferência, Clique no link para acessar: https://meet.google.com/txz-ezan-otw
Banca Examinadora:
Pró-Reitoria de Graduação
Instituto Multidisciplinar
Colegiado do Curso de Pedagogia
Data: 07/12/2020
Hora: às 10h
Local: por videoconferência, Clique no link para acessar: https://meet.google.com/txz-ezan-otw
Banca Examinadora:
- Prof. Dr. José dos Santos Souza (Orientador) – UFRRJ
- Prof. Ms. Igor Andrade da Costa (PPGEduc/UFRRJ)
- Profª. Drª. Carmem Pimentel (UFRRJ)
Resumo: o estado do Rio de Janeiro tem o menor número de habitantes por biblioteca pública no Brasil: um para cada 111.000 habitantes. Quando confrontamos este dado com a quantidade de bibliotecas por habitante na Baixada Fluminense (RJ), o resultado é ainda mais assustador: 01 biblioteca para cada 229.912 habitantes. É neste cenário que surgem as bibliotecas comunitárias como expressão da luta pela democratização do acesso à literatura. Nosso objeto de análise é a atuação das redes de bibliotecas comunitárias que se movimentam para o fomento da leitura literária em um contexto territorial de grande vulnerabilidade social: a Baixada Fluminense. Nosso objetivo é compreender o papel político e social que as bibliotecas comunitárias da Baixada Fluminense desempenham na luta pela democratização do acesso a leitura literária. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que se insere na categoria de pesquisas do tipo documental, uma vez que se utiliza de fontes bibliográficas primárias e secundárias para coleta de dados. O materialismo histórico e dialético é a referência teórica e metodológica da análise. Partindo do pressuposto de que a literatura é um direito humano, a análise se desenvolveu para além do trabalho realizado nas comunidades em que se inserem as bibliotecas investigadas. Assim, foram estabelecidos como sujeitos da pesquisa os agentes das políticas públicas para a democratização do acesso ao livro, literatura e leitura, verdadeiros protagonistas dos diálogos e dos processos de formulação e monitoramento dessas políticas que culminaram na articulação da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC), em 2015, que engloba um conjunto de redes locais de bibliotecas comunitárias espalhadas pelo país, como é o caso das redes Baixada Literária e Tecendo uma Rede de Leitura. Verificamos que as bibliotecas comunitárias localizadas na Baixada Fluminense refletem as demandas sociais, políticas e econômicas das comunidades locais em que se inserem. Portanto, sua precariedade reflete a precariedade da realidade em que vive o público que a frequenta e sua manutenção é expressão da luta por educação pública e gratuita para todas e todos. Percebemos que a luta pelo acesso à leitura encabeçada pelo movimento das bibliotecas comunitárias é uma luta indispensável para o ser social, apesar de, na lista de prioridades, frequentemente estar esquecida em meio a questões elementares da vida: a luta pela sobrevivência.