segunda-feira, 29 de outubro de 2018

CRISE ORGÂNICA E AS POTÊNCIAS OCULTAS: uma análise da emergência de Jair Bolsonaro


Por: Igor Andrade*

Comboio militar é saudado com aplausos por apoiadores de Bolsonaro
Fonte: TSE - Votos: 99,9% reportados

       
Inicio este texto levantando a hipótese de que o senso comum trabalha em uma lógica predominantemente espiritual, qual seja, o entendimento da consciência coletiva das classes subalternas crê que a subjetividade preside a materialidade e que portanto, os fenômenos materiais são regidos por questões morais, sendo assim, a presente crise econômica decorre da degradação da moralidade e dos valores éticos. Se considerarmos que amplos setores da filosofia e a religião de modo geral defende esta lógica e que a lógica das camadas populares é a lógica da fé, nossa proposição não se faz tão desarrazoada.


Disso se conclui, entretanto, que nas massas como tais, a filosofia não pode ser vivida senão como uma fé. Que se pense, ademais, na posição intelectual de um homem do povo; ele elaborou para si opiniões, convicções, critérios de discriminação e normas de conduta. Todo aquele que sustenta um ponto de vista contrário ao seu, enquanto é intelectualmente superior, sabe argumentar as suas razões melhor do que ele e, logicamente o derrota na discussão. Deveria por isso o homem do povo mudar de convicção [...]. O elemento mais importante, indubitavelmente, é de caráter não racional: é um elemento de fé. Mas de fé em quem e em quê? Sobretudo no grupo social ao qual pertence (GRAMSCI, 2015, p. 109).
       Máximo Gorki, escritor russo e amigo de Lenin, compreendendo como se processava o pensamento do camponês russo, chega a sugerir ao líder da Revolução Russa que se transforme o socialismo em religião.


Como pensador, Gorki carecia de uma sólida organização teórica. Impressionado com as características psicológicas dos camponeses russos e com o atraso em que eles se achavam, o escritor chegou a preconizar a transformação do socialismo em uma religião, a fim de que as massas fossem mais eficazmente mobilizadas no impulso para sua auto emancipação. Ante as críticas de Lenin, reconheceu: “sou um mau marxista” (KONDER, 1967, p. 86, grifo do autor).
       Gorki é preciso, ao detectar a forma como se processa o pensamento das classes subalternas, onde a fé sobrepõe ao pensamento científico. Para as camadas populares, o que legitima o saber é o grupo social do qual faz parte, a tradição. No entanto, como Lenin defende a emancipação humana, jamais poderia concordar em um projeto que não elevasse o senso comum, e que, ao contrário, disseminasse um novo conhecimento como verdade mecânica e irrefletida.
O fenômeno Bolsonaro pautou-se na mitificação de um indivíduo que defende os valores morais, tidos como tradicionais, diante da corrosão ético-política decorrente da crise orgânica em que estamos imersos. No entanto, é importante ressaltar que, em que pese a fragmentação de seu grupo político, há um intelectual orgânico que dá coesão à plataforma defendida por Bolsonaro. O nome dele é Olavo de Carvalho.
A crise orgânica do capital, ainda que parta do desarranjo produzido pelo caráter anárquico da produção capitalista, se materializa por uma profunda crise moral, os períodos de crise orgânica:


Em um certo ponto de sua vida histórica, os grupos sociais se separam de seus partidos tradicionais, isto é, os partidos tradicionais naquela dada forma organizativa, com aqueles determinados homens que a constituem, não são mais reconhecidos como sua expressão por sua classe ou fração de classe. Quando se verificam estas crises, a situação imediata torna-se delicada e perigosa, pois abre-se campo às soluções de força, à atividades de potências ocultas representadas pelos homens providenciais ou carismáticos (GRAMSCI, 2014, p. 60)
       O mito messiânico de Jair Messias Bolsonaro é a expressão material do pensamento ultraconservador elaborado há décadas por Olavo de Carvalho. É importante ressaltar que este auto-aclamado filósofo sempre teve permeabilidade na mídia corporativa: O Globo, Veja, Jornal do Brasil, entre outras. Estes aparelhos privados de hegemonia abriram espaço para que seu pensamento conservador e conspiracionista fosse amplamente divulgado. Portanto, esta potência oculta sempre teve uma fração de classe para lhe dar apoio e propagar suas ideias.
Diante da corrosão moral provocada pela crise do capital e pela ausência de outra matriz de pensamento para defender os valores burgueses, a coerência caótica e os falsos argumentos de Olavo de Carvalho são evocados como o que há de mais coerente para dar continuidade à reprodução do modo de vida burguês. É importante ressaltar que por trás do véu moralista como estratégia de mediação do conflito de classes, esconde-se a defesa de Bolsonaro à intensificação da exploração da classe trabalhadora e ao extermínio das camadas historicamente excluídas.
O moderno príncipe, diante da necessidade de expandir a extração do trabalho vivo para recompor seus lucros, adere ao projeto que propõe uma coesão moral de novo tipo, obscura, violenta e com ares providenciais. Utilizando-se habilmente das redes sociais e de uma máquina de produção de Fakenews, que conta com apoio financeiro dos aparelhos privados de hegemonia do capital. A campanha de Bolsonaro se utiliza de princípios que Gramsci denominou de contra-revolução, onde “a repetição é o meio didático, mais eficaz para agir sobre a mentalidade popular" (GRAMSCI, 2015, p.110). 

*Licenciado em Geografia pela UFF e Mestrando em Educação pela UFRRJ. Atua como docente da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro.



Referências

GRAMSCI, Antonio. Introdução ao estudo da filosofia. In:______. Cadernos do Cárcere. Trad. Carlos Nelson Coutinho; coedição, Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 8ª edição, 2015b. Vol. I. 494 p.

GRAMSCI, Antonio. Breves notas sobre a política de Maquiavel. In:______. Cadernos do Cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 6ª Edição, 2014.Vol III. 431 p.

KONDER, Leandro. Os marxistas e a arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.