quarta-feira, 20 de agosto de 2014

GABRIELA FERREIRA MACHADO CONCLUI MONOGRAFIA SOBRE OS INSTITUTOS FEDERAIS

Gabriela Ferreira Machado dos Santos
Aluna do Curso de Pedagogia - IM/UFRRJ
     Gabriela Ferreira Machado dos Santos, aluna do curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ, no dia 02/09/2014 defenderá sua monografia de conclusão de curso diante da banca examinadora formada pelos professores José dos Santos Souza (UFRRJ), Fernanda Paixão de Souza Gouveia (IFRJ) e Tânia Almenara (IFRJ). A monografia intitulada "Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no processo de reforma da educação superior no Brasil", desenvolvida no âmbito do GTPS, vinculada ao Projeto de Pesquisa "Mediações entre a escola e o mundo do trabalho na formação de técnicos de nível médio", foi orientada pelo professor José dos Santos Souza, com a valiosa colaboração  de Fernanda Paixão.
     Gabriela Machado ingressou no GTPS em março de 2013 e logo depois, devido a seu bom desempenho, foi conduzida a condição de Bolsista de Iniciação Científica do PIBIC/CNPq. Nessa condição, deu assistência às atividades de pesquisa desenvolvidas no GTPS, colaborando principalmente no assessoramento do desenvolvimento de grupos focais e transcrição de áudios. Sempre muito participativa, Gabriela Machado apresentou avanços significativos durante esse período, demonstrando interesse em construir novos conhecimentos e avidez para dominar as técnicas de pesquisa implementadas pelo grupo. Além disso, soube se integrar a equipe de investigadores e aos demais alunos, sempre disposta a colaborar. O resultado dessa experiência que já dura um ano e meio foi sua monografia de conclusão de curso que agora é apresentada a defesa. Segundo afirma nossa futura pedagoga, seu projeto para o futuro é o mestrado em educação e, para isto, pretende se preparar para concorrer a uma vaga em 2015.
     A monografia de Gabriela Machado, na realidade, é decorrência de seu relatório de atividade de iniciação científica que, a propósito, será apresentado na II Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ, que acontecerá de 25/08 a 04/09/2014. Nesse trabalho a aluna concluinte aborda as contradições inerentes ao surgimento dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) no contexto do processo de expansão da educação superior brasileira. Com o objetivo de compreender o papel assumido por esses IF na educação profissional e tecnológica e na educação superior do país, Gabriela Machado desenvolveu uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, que se insere na categoria de estudo bibliográfico sobre a implantação e desenvolvimento dos IF no país. Sua referência empírica é o processo de estruturação do Instituto Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Rio de Janeiro. Para o desenvolvimento de sua análise, a futura pedagoga toma como referência analítica a evidência da crise do capital, a consolidação do regime de acumulação flexível e seu decorrente processo de reestruturação produtiva que, por sua vez, exige a formação de trabalhadores de novo tipo, o que explica as mudanças na formação para o trabalho ocorridas recentemente no Brasil. Ainda de acordo com essas referências, se ampara em conceitos, tais como “toyotismo”, “Teoria do Capital Humano” e “empregabilidade” para desenvolver sua reflexão sobre os dados levantados, tendo como elemento central de análise o conflito de interesses entre capital e trabalho. É nesta perspectiva que a análise de Gabriela Machado toma como ponto de partida a totalidade concreta da sociabilidade burguesa, buscando o caminho dialético para a compreensão do objeto em sua totalidade dinâmica e complexa.
     Pode ser apontado como principal resultado da pesquisa feita pela ex-bolsita de Iniciação Científica do GTPS a constatação de que o IF analisado tem expressivo compromisso com o desenvolvimento econômico da localidade onde se insere, bem como com o desenvolvimento do país, cuja contribuição se dá pela ativa participação dos setores produtivos locais e da própria comunidade, numa proposta inclusiva e cooperativista de educação profissional e tecnológica. Entretanto, a concepção redentora da educação através de inclusão social e da socialização do conhecimento, como pretendem os IF, não corresponde à realidade e, por isso, apresenta inúmeras contradições. Assim, segundo Gabriela Machado, apesar de a proposta dos IF trazer algumas inovações para a realidade do sistema educacional brasileiro, ela não é suficiente para atingir o âmago da estrutura da desigualdade existente no acesso ao conhecimento científico e tecnológico aplicado produtivamente, denunciando uma concepção ideológica que preserva as bases capitalistas da relação entre educação trabalho.


DEFESA DE MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DE CURSO

Título: “Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no processo de reforma da educação superior no Brasil”
Autora: Gabriela Ferreira Machado dos Santos Download do Currículo Lattes

Instituição: Colegiado do Curso de Pedagogia, Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Campus Nova Iguaçu

Data: 02/09/2014
Horário: 10 horas
Local: UFRRJ/Instituto Multisciplinar - Campus Nova Iguaçu
          Sala 215 - Módulo Administrativo
          Av. Gov. Roberto Silveira, S/Nº
          Moquetá - Nova Iguaçu - RJ

Banca Examinadora:
Prof. Dr. José dos Santos Souza (UFRRJ) – Orientador
Profª Ms. Fernanda Paixão de Souza Gouveia (IFRJ)
Profª Ms. Tânia Almenara (IFRJ)


RESUMO: Esta pesquisa aborda as contradições inerentes ao surgimento dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) no contexto do processo de expansão da educação superior brasileira. Seu objetivo é compreender o papel assumido pelos IF na educação profissional e tecnológica e na educação superior do país. Trata-se de uma pesquisa básica, de abordagem qualitativa, de caráter descritivo, que se insere na categoria de estudo bibliográfico, uma vez que se utiliza de fontes bibliográficas primárias e secundárias para coleta de dados. Sua referência empírica é o processo de estruturação do Instituto Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Rio de Janeiro. Toma como referência analítica a evidência da crise do capital, a consolidação do regime de acumulação flexível e seu decorrente processo de reestruturação produtiva que, por sua vez, exige a formação de trabalhadores de novo tipo, o que explica as mudanças na formação para o trabalho ocorridas recentemente no Brasil. Ainda de acordo com essas referências, se ampara em conceitos, tais como “toyotismo”, “Teoria do Capital Humano” e “empregabilidade” para desenvolver sua reflexão sobre os dados levantados, tendo como elemento central de análise o conflito de interesses entre capital e trabalho. É nesta perspectiva que se toma como ponto de partida a totalidade concreta da sociabilidade burguesa, buscando-se o caminho dialético para a compreensão do objeto em sua totalidade dinâmica e complexa. A investigação constata que o IF analisado tem expressivo compromisso com o desenvolvimento econômico da localidade onde se insere, bem como com o desenvolvimento do país, cuja contribuição deve se dar com a ativa participação dos setores produtivos locais e da própria comunidade, numa proposta inclusiva e cooperativista. Entretanto, a concepção redentora da educação através de inclusão social e da socialização do conhecimento, como pretendem os IF, não corresponde à realidade. Apesar de trazer algumas inovações formais, a proposta dos IF não atua no âmago da estrutura das desigualdades, isto é, na concepção ideológica que preserva as bases capitalistas da relação educação/ trabalho.
Palavras-Chave: Educação Superior; Reforma da Educação; Educação Profissional e tecnológica; Institutos Federais.






378       Santos, Gabriela Ferreira Machado dos
S237i      Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no processo de reforma da educação superior no Brasil / Gabriela Ferreira Machado dos Santos. Nova Iguaçu (RJ): 2014.
46 f.
Bibliografia: f. 43-46.

Orientador: Dr. José dos Santos Souza
Monografia (Licenciatura em Pedagogia)– Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto Multidisciplinar, Nova Iguaçu (RJ), 2014.

1. Ensino Superior - Brasil. 2. Ensino tecnológico - Brasil. 3. Reformas Educacionais – Brasil. 4. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. I. Souza, José dos Santos, 1966-. I. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Curso de Licenciatura em Pedagogia. III. Título.