domingo, 11 de maio de 2014

MESTRANDO DO GTPS CONCLUI DISSERTAÇÃO SOBRE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO CAMPUS ARIQUEMES DO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA

Gutemberg Germano da Silva


DEFESA DE DISSERTAÇÃO


Título: “Concepções e Práticas de Assistência Estudantil no Campus Ariquemes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia”

Autor: Gutemberg Germano da Silva

Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Data: 28/05/2014
Horário: 13h:30min     
Local: PPGEA/UFRRJ – Instituto de Agronomia – BR 465, Km 07 – Seropédica, RJ.

Banca Examinadora: 
Prof. Dr. José dos Santos Souza – UFRRJ (Orientador) 
Profª Dr. Allan Rocha Damasceno – UFRRJ
Profª Drª Janete Luzia Leite – UFRJ

RESUMO:
Perspectiva do Campus Ariquemes/IFRO
Esta dissertação tem por objetivo analisar de que forma as concepções ideológicas e políticas presentes no atual governo federal e na sociedade brasileira tem influenciado a maneira de pensar e de agir dos sujeitos que atuam na condução da política de assistência estudantil de instituições de ensino pertencentes à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica brasileira. A análise empreendida parte do pressuposto de que apolítica de assistência estudantil é resultante de intensas lutas históricas dos movimentos sociais brasileiros contra os interesses da classe hegemônica que tenta, a qualquer custo, manter o Estado servil aos interesses do grande capital.  Então, os profissionais que atuam na área da assistência estudantil possuidores de concepções ideológicas de viés transformador, de caráter distinto da concepção dominante, têm o seguinte desafio a enfrentar: como atuar de forma crítica e transformadora, frente às intensas e constantes ofensivas do capital na contemporaneidade para manter a ordem social de produção e reprodução da vida material? Com a expectativa de responder a esta questão, a investigação empreendida toma como objeto de estudo a estrutura e o funcionamento do trabalho de assistência estudantil de uma unidade escolar da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a saber: o Campus Ariquemes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO).
Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que combina técnicas de pesquisas de tipo levantamento com técnicas de pesquisa documental, uma vez que se utiliza de entrevistas, grupo focal, observação participante e análise de fontes primárias e secundárias. A partir da análise dos dados coletados, verificou-se que além das dezenas de problemas de ordem organizacional e estrutural e de escassez de recursos humanos, financeiros e materiais, o principal problema que a Instituição enfrenta é à falta de percepção por parte de seus sujeitos sobre a sua própria realidade, sobretudo o que se refere à assistência estudantil, de modo que se pode considerar que os sujeitos investigados, em sua grande maioria, estão alienados. A título de conclusão, o trabalho infere que, diante da ofensiva neoliberal na contemporaneidade, os profissionais que atuam na assistência estudantil em instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e que optam por uma ação transformadora e distinta daquela que se enquadra nos limites da ordem dominante, precisam adquirir um posicionamento profissional consequente, através da divulgação das atividades que realizam e dos dados quantitativos e qualitativos que levantam, bem como dos documentos que sistematizam. Estes profissionais precisam ainda estabelecer um processo de comunicação entre eles próprios e a comunidade escolar, composta principalmente por membros das camadas populares. Para tanto, eles precisam investir em suas próprias formações. Somente por este caminho, eles conseguirão demonstrar a indispensabilidade da política de assistência estudantil e, de fato, contribuírem para a garantia dos direitos socioassistenciais dos estudantes pertencentes às classes populares.


Palavras-chave: Política Social; Assistência Estudantil; Ensino Médio; Ensino Técnico; Educação Profissional.