Gutemberg Germano da Silva |
DEFESA DE DISSERTAÇÃO
Título: “Concepções e Práticas de Assistência
Estudantil no Campus Ariquemes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
de Rondônia”
Data: 28/05/2014
Horário: 13h:30min
Local: PPGEA/UFRRJ – Instituto de Agronomia – BR 465,
Km 07 – Seropédica, RJ.
Banca Examinadora:
Prof. Dr. José dos Santos Souza – UFRRJ (Orientador)
Profª Dr. Allan Rocha Damasceno – UFRRJ
Profª Drª Janete Luzia Leite – UFRJ
RESUMO:
Perspectiva do Campus Ariquemes/IFRO |
Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que combina técnicas de pesquisas de tipo levantamento com técnicas de pesquisa documental, uma vez que se utiliza de entrevistas, grupo focal, observação participante e análise de fontes primárias e secundárias. A partir da análise dos dados coletados, verificou-se que além das dezenas de problemas de ordem organizacional e estrutural e de escassez de recursos humanos, financeiros e materiais, o principal problema que a Instituição enfrenta é à falta de percepção por parte de seus sujeitos sobre a sua própria realidade, sobretudo o que se refere à assistência estudantil, de modo que se pode considerar que os sujeitos investigados, em sua grande maioria, estão alienados. A título de conclusão, o trabalho infere que, diante da ofensiva neoliberal na contemporaneidade, os profissionais que atuam na assistência estudantil em instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e que optam por uma ação transformadora e distinta daquela que se enquadra nos limites da ordem dominante, precisam adquirir um posicionamento profissional consequente, através da divulgação das atividades que realizam e dos dados quantitativos e qualitativos que levantam, bem como dos documentos que sistematizam. Estes profissionais precisam ainda estabelecer um processo de comunicação entre eles próprios e a comunidade escolar, composta principalmente por membros das camadas populares. Para tanto, eles precisam investir em suas próprias formações. Somente por este caminho, eles conseguirão demonstrar a indispensabilidade da política de assistência estudantil e, de fato, contribuírem para a garantia dos direitos socioassistenciais dos estudantes pertencentes às classes populares.
Palavras-chave: Política Social; Assistência Estudantil;
Ensino Médio; Ensino Técnico; Educação Profissional.