O estágio supervisionado é a prática educativa mais comum de mediação entre a escola e o mundo do trabalho, embora também seja uma das mais polêmicas. Paradoxalmente, pouca atenção tem sido dispensada pelos pesquisadores ao estágio na formação de técnicos de nível médio. Justamente por isso, desde março de 2013, uma equipe de pesquisadores do GTPS/UFRRJ investiga as concepções e práticas de estágio supervisionado na formação de técnicos de nível médio em instituições de ensino da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Nos cursos técnicos de nível médio da Rede Federal sempre existiu preocupação em mediar teoria e prática. As formas mais comuns adotadas são as aulas práticas em laboratórios, as aulas de campo e o estágio. Dentre estas alternativas, esta última é de fato a mais polêmica, pois apresenta muitas dificuldades de realização que, às vezes, comprometem seus objetivos e metas.
Com as mudanças recentes no trabalho e na produção, devido à crise estrutural do capital, o estágio curricular tem assumido formas muito semelhantes ao trabalho precário. Nessas condições, tais experiências não oferecem qualquer oportunidade formativa consistente além da experiência de trabalho em si, muitas vezes desvinculada de área de estudo do estagiário, descaracterizando-se como experiência formativa.
Mesmo assim, as instituições de ensino acreditam no estágio como oportunidade de formação profissional e, muitas vezes, atribuem a esta experiência o caráter curricular obrigatório, ainda que apresente inúmeras dificuldades, tais como: a) mau relacionamento entre instituição de ensino e empresas; b) disparidade entre interesses da instituição de ensino, do estagiário e das empresas; c) desarticulação entre currículo do curso e experiência do estágio; d) escassez de vagas para estágio curricular. Tudo isso contribui para a não conclusão do estágio, o que protela ou impede a certificação e aumenta o índice de retenção no processo de formação, além de condicionar a ampliação da oferta de educação profissional no Brasil.
Diante desta problemática, uma equipe de pesquisa formada por pesquisadores da Linha de Pesquisa Trabalho e Educação do GTPS tomou como objeto de estudo o trabalho pedagógico de instituições de ensino da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e a forma como elas desenvolvem o estágio curricular. O objetivo da pesquisa é explicar se as mudanças recentes ocorridas nas atividades de estágio permitem que este tipo de atividade seja identificado com o que a sociologia do trabalho tem denominado de “trabalho precário”. Para efeitos de recorte sócio histórico, toma-se como referência o período de 1994 a 2014, por considerar que neste período essa Rede de Ensino sofre profundas transformações quantitativas e qualitativas.
Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que se insere na categoria de pesquisas do tipo levantamento. Para coleta de dados, utilizam-se questionários fechados, entrevistas semiestruturadas, observação não participante e técnica de grupo focal, embora também se utilize de fontes bibliográficas primárias e secundárias.
Título do Projeto:
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MEDIAÇÕES
ENTRE A ESCOLA E O MUNDO DO TRABALHO NA FORMAÇÃO DE TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO: experiências
de estágio curricular na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e
Tecnológica
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Vínculo Institucional:
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Universidade
Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG)
Instituto Multidisciplinar (IM)
Departamento de Educação e Sociedade (DES)
Grupo de Pesquisas Sobre Trabalho Política e
Sociedade (GTPS)
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Local de Execução:
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UFRRJ –
Instituto Multidisciplinar
Av. Gov. Roberto Silveira, S/Nº
Moquetá – Nova Iguaçu – RJ
CEP 26020-740
Tel.: (21) 2669-0105 –
Ramal 232
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Coordenador:
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Prof. Dr.
José dos Santos Souza
E-mail:
jsantos@ufrrj.br
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Equipe Executora:
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Nome
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Vínculo Institucional
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Titulação
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Bruno de Oliveira Figueiredo
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DAT/IM/UFRRJ
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Ms
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Elisângela Ferreira Floro
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IFCE/Crato
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Ms
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Fátima Sueli O. dos Santos
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IFPA/Macapá
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Gr
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Fernanda Paixão S. Gouveia
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IFRJ/D. Caxias
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Ms
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Gabriela F. M. dos Santos
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Pedagogia/UFRRJ
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Bolsista IC
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Gerson Luiz da Luz
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IFC/Sombrio
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Ms
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José dos Santos Souza
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DES/UFRRJ
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Dr
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Marianise P. P. Nazário
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IFPA/Macapá
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Gr
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Moacyr Salles Ramos
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PPGEduc/UFRRJ
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Gr
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Ricardo de Souza Ribeiro
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PPGEduc/UFRRJ
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Ms
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Suize Gomes Martinez
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PPGEduc/UFRRJ
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Gr
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Tânia Maria Almenara
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IFRJ/Nilópolis
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Ms
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Terezinha Feitosa
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IFCE/Crato
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Ms
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Vivian Souza dos Santos
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PPGEduc/UFRRJ
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Gr
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