domingo, 26 de maio de 2013

Membros do GTPS Investigam as Mediações entre a Escola e o Mundo do Trabalho



   O estágio supervisionado é a prática educativa mais comum de mediação entre a escola e o mundo do trabalho, embora também seja uma das mais polêmicas.  Paradoxalmente, pouca atenção tem sido dispensada pelos pesquisadores ao estágio na formação de técnicos de nível médio. Justamente por isso, desde março de 2013, uma equipe de pesquisadores do GTPS/UFRRJ investiga as concepções e práticas de estágio supervisionado na formação de técnicos de nível médio em  instituições de ensino da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 
   Nos cursos técnicos de nível médio da Rede Federal sempre existiu preocupação em mediar teoria e prática. As formas mais comuns adotadas são as aulas práticas em laboratórios, as aulas de campo e o estágio. Dentre estas alternativas, esta última é de fato a mais polêmica, pois apresenta muitas dificuldades de realização que, às vezes, comprometem seus objetivos e metas.
   Com as mudanças recentes no trabalho e na produção, devido à crise estrutural do capital, o estágio curricular tem assumido formas muito semelhantes ao trabalho precário. Nessas condições, tais experiências não oferecem qualquer oportunidade formativa consistente além da experiência de trabalho em si, muitas vezes desvinculada de área de estudo do estagiário, descaracterizando-se como experiência formativa.
   Mesmo assim, as instituições de ensino acreditam no estágio como oportunidade de formação profissional e, muitas vezes, atribuem a esta experiência o caráter curricular obrigatório, ainda que apresente inúmeras dificuldades, tais como: a) mau relacionamento entre instituição de ensino e empresas; b) disparidade entre interesses da instituição de ensino, do estagiário e das empresas; c) desarticulação entre currículo do curso e experiência do estágio; d) escassez de vagas para estágio curricular. Tudo isso contribui para a não conclusão do estágio, o que protela ou impede a certificação e aumenta o índice de retenção no processo de formação, além de condicionar a ampliação da oferta de educação profissional no Brasil.
   Diante desta problemática, uma equipe de pesquisa formada por pesquisadores da Linha de Pesquisa Trabalho e Educação do GTPS tomou como objeto de estudo o trabalho pedagógico de instituições de ensino da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e a forma como elas desenvolvem o estágio curricular. O objetivo da pesquisa é explicar se as mudanças recentes ocorridas nas atividades de estágio permitem que este tipo de atividade seja identificado com o que a sociologia do trabalho tem denominado de “trabalho precário”. Para efeitos de recorte sócio histórico, toma-se como referência o período de 1994 a 2014, por considerar que neste período essa Rede de Ensino sofre profundas transformações quantitativas e qualitativas.
   Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que se insere na categoria de pesquisas do tipo levantamento. Para coleta de dados, utilizam-se questionários fechados, entrevistas semiestruturadas, observação não participante e técnica de grupo focal, embora também se utilize de fontes bibliográficas primárias e secundárias.

Título do Projeto:
MEDIAÇÕES ENTRE A ESCOLA E O MUNDO DO TRABALHO NA FORMAÇÃO DE TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO: experiências de estágio curricular na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Vínculo Institucional:
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG)
Instituto Multidisciplinar (IM)
Departamento de Educação e Sociedade (DES)
Grupo de Pesquisas Sobre Trabalho Política e Sociedade (GTPS)
Local de Execução:
UFRRJ – Instituto Multidisciplinar
Av. Gov. Roberto Silveira, S/Nº
Moquetá – Nova Iguaçu – RJ
CEP 26020-740
 Tel.: (21) 2669-0105 – Ramal 232
Coordenador:
Prof. Dr. José dos Santos Souza
Equipe Executora:
Nome
Vínculo Institucional
Titulação
Bruno de Oliveira Figueiredo
DAT/IM/UFRRJ
Ms
Elisângela Ferreira Floro
IFCE/Crato
Ms
Fátima Sueli O. dos Santos
IFPA/Macapá
Gr
Fernanda Paixão S. Gouveia
IFRJ/D. Caxias
Ms
Gabriela F. M. dos Santos
Pedagogia/UFRRJ
Bolsista IC
Gerson Luiz da Luz
IFC/Sombrio
Ms
José dos Santos Souza
DES/UFRRJ
Dr
Marianise P. P. Nazário
IFPA/Macapá
Gr
Moacyr Salles Ramos
PPGEduc/UFRRJ
Gr
Ricardo de Souza Ribeiro
PPGEduc/UFRRJ
Ms
Suize Gomes Martinez
PPGEduc/UFRRJ
Gr
Tânia Maria Almenara
IFRJ/Nilópolis
Ms
Terezinha Feitosa
IFCE/Crato
Ms
Vivian Souza dos Santos
PPGEduc/UFRRJ
Gr