sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

PPGEA Lança Coleção de Livros em 2013

Produzidos pelo PPGEA e editados pela EDUR, três livros dão início à Coleção Pensamento Pedagógico da Educação Profissional e Tecnológica

   O PPGEA iniciará o ano de 2013 com o lançamento de três livros científicos que deve fazer parte do conjunto de atividades comemorativas de seus 10 anos de fundação. Esses livros foram comtemplados pelo edital de seleção de propostas de publicação de obras científicas de autoria de docentes e discentes do PPGEA.
   Há algum tempo o Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola (PPGEA) tem fomentado publicações científicas na área da educação profissional e tecnológica. Sua primeira iniciativa nesse sentido foi o lançamento da Revista de Educação Técnica e Tecnológica em Ciências Agrícolas (RETTA), em 2010. Hoje, essa revista já conta com uma versão on-line e está em seu 5º número. O sucesso dessa primeira iniciativa editorial foi o “terreno fértil” para o surgimento de novos desafios e, a partir deles, o trabalho editorial do PPGEA desenvolveu-se no cumprimento da missão de promover a reflexão e o debate acerca de temas relevantes do pensamento pedagógico da educação profissional e tecnológica.
   Em 2013, ao comemorar seus 10 anos de fundação, o PPGEA dá mais um passo importante nesse processo com a inauguração da Coleção Pensamento Pedagógico da Educação Profissional e Tecnológica produzida pela Comissão Editorial da RETTA e editada pela EDUR. As obras dessa Coleção abordam temas pertinentes ao trabalho pedagógico desenvolvido por profissionais que atuam em inúmeras instituições de ensino técnico e tecnológico de todo o país – a propósito, são estes profissionais, somados aos diversos pesquisadores da área, que constituem o seu público alvo.


Título: Educação Profissional Inclusiva: desafios e perspectivas

Autores: Allan Damasceno; Lucília Lino de Paula; Valéria Marques (Orgs.)
Editora: EDUR
Assunto: Educação profissional
Formato: 14 x 21cm – 214 páginas
ISBN: 978-85-8067-042-4
     


   O livro “Educação Profissional Inclusiva: desafios e perspectivas”, organizado por Allan Damasceno, Lucília Lino de Paula e Valéria Marques, se dirige a todos os educadores, em especial aos que atuam na educação profissional, aos acadêmicos das licenciaturas e aos demais interessados na discussão acerca da educação inclusiva. Com interessante abrangência de discussões nesse campo epistemológico, os textos promovem reflexões sobre a democratização da escola contemporânea com o objetivo de enfrentar e superar o desafio de acesso e sucesso escolar dos estudantes com necessidades especiais no sistema educacional brasileiro. É nessa perspectiva que a escola, neste livro, é vista como possibilidade de resistência à submissão e criação de um cenário mais humano e justo.
 
Título: Internato na Formação Agrícola

Autores: Rosa Cristina Monteiro; Silvia Maria Melo Gonçalves (Orgs.)
Editora: EDUR
Assunto: Educação profissional
Formato: 14 x 21cm – 129 páginas
ISBN: 978-85-8067-044-8


   O livro “Internato na Formação Agrícola”, organizado por Rosa Cristina Monteiro e Silvia Maria Melo Gonçalves, se destina a educadores, psicólogos, cientistas sociais e ao público em geral. Os textos são introduzidos por um panorama do quantitativo de vagas de alojamento tutelado ofertadas atualmente pelos institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia brasileiros, evidenciando a permanência desta modalidade de atendimento estudantil. O livro apresenta várias pesquisas realizadas no âmbito do PPGEA sobre internatos existentes em escolas de origem agrícola do país. O livro apresenta também uma reflexão fecunda a partir da produção teórica de autores clássicos que abordaram o tema “instituições totais”, o que representa significativa contribuição para as ciências sociais.


Título: Muito Além do Jardim: educação e formação nos mundos rurais

Autores: Célia Regina Otranto; Eliane Fazolo; Fernando Gouvêa (Orgs.)
Editora: EDUR
Assunto: Educação profissional
Formato: 14 x 21cm – 149 páginas
ISBN: 978-85-8067-043-1

   O livro “Muito Além do Jardim: educação e formação nos mundos rurais”, organizado por Célia Regina Otranto, Eliane Fazolo e Fernando Gouvêa, se dirige aos profissionais dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e pesquisadores da área. Sua proposição é inserir esse público no campo das análises que unificam teoria e empiria no exercício de construção de conhecimentos que abarcam diversos “viveres” e “fazeres” em diferentes tempos históricos da Educação Profissional Agrícola no Brasil.

   Em continuidade à Coleção Pensamento Pedagógico da Educação Profissional e Tecnológica, o PPGEA lançará logo em janeiro de 2013 um novo edital seleção de novas obras. Com esta Coleção mais a RETTA – Rev. de Educação Técnica e Tecnológica em Ciências Agrícolas, o PPGEA assume um papel relevante no fomento à produção científica na área da educação profissional, assumindo cada vez mais o seu papel de referência para os profissionais deste segmento educacional espalhados por todo o país.