terça-feira, 10 de abril de 2012

Faça um download do "Dicionário da Educação Profissional em Saúde" publicado pela EPSJV/FIOCRUZ

Dicionário da Educação Profissional em Saúde
de: Isabel Brasil Pereira; Júlio César França Lima (Orgs.)
2ª ed. (revista e ampliada)
Ano 2008
478 p.

O Brasil possui um sistema de saúde ‘robusto’, apesar de ter problemas, como por exemplo, a questão estrutural do financiamento, o valor da remuneração dos serviços e procedimentos, bem como os desafios colocados pela responsabilidade sanitária nos diversos níveis da gestão. Seus profissionais necessitam de uma formação qualificada para que possam exercer atividades a que são chamados a responder no processo de trabalho que desenvolvem nos serviços, principalmente a partir da reorientação do modelo assistencial brasileiro. Assim, as iniciativas de cunho educacional, como este Dicionário, que contribuem para a realização e aperfeiçoamento das ações desenvolvidas no processo de trabalho em saúde, têm contribuições imediatas e estratégicas para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Esta publicação, organizada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz), apresenta verbetes que descrevem e problematizam concepções acerca de educação profissional em saúde, da organização do sistema de saúde brasileiro, do processo histórico do trabalho em saúde, entre outras. Esse conjunto de temas perfaz um documento inédito e de relevância indiscutível para gestores, docentes, pesquisadores, estudantes e trabalhadores do SUS que se dedicam à construção de um sistema de saúde mais justo, solidário e de qualidade para todos os brasileiros.
Dicionário da Educação Profissional em Saúde representa uma experiência acumulada pela EPSJV em seus mais de vinte anos de história. Não é fácil selecionar os verbetes em área tão complexa, nem alcançar a precisão adequada; contudo, o resultado final é muito estimulante e certamente contribuirá para o aperfeiçoamento desta área vital dos recursos humanos em saúde no Brasil.
Paulo M. Buss
Presidente da Fundação Oswaldo Cruz

Para download da obra completa, clique aqui .