sexta-feira, 30 de março de 2012

Concluída pesquisa sobre as perspectivas profissionais de egressos do Curso Técnico em Agropecuária do Campus Crato do Instituto Federal do Ceará

Elisângela Floro

DEFESA DE DISSERTAÇÃO

Título: "Trabalho, qualificação e precariedade: perspectivas profissionais de egressos do Curso Técnico em Agropecuária do Campus Crato do Instituto Federal do Ceará".

Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Data da Defesa: 29/03/2012

Banca Examinadora:
Dr. José dos Santos Souza (Orientador) - UFRRJ
Drª. Célia Regina Otranto - UFRRJ
Drª Gilcilene de Oliveira Damasceno Barão - UERJ

Resumo:  A crise no acúmulo do capital que vem ocorrendo há quase quatro décadas nos países capitalistas trouxe profundas mudanças nos modos de produção e no mundo do trabalho. Os avanços tecnológicos relacionados às novas formas de organização da produção passaram a exigir novo perfil de trabalhador, diferente daquele imposto pela rigidez e fragmentação do taylorismo-fordismo. Considerando que as mudanças no mundo do trabalho são heterogêneas e compreendendo que as mesmas precisam ser analisadas em relação à região geográfica e ao ramo produtivo em que ocorrem, delimitamos como objeto de estudo as condições de emprego e de trabalho de técnicos em agropecuária que atuam no Triângulo Crajubar, Região do Cariri, no Sul do Estado do Ceará. Nosso objetivo foi analisar como o processo de reestruturação produtiva impôs reformas aos sistemas educacionais e ocasionou a crise na agropecuária, afetando as trajetórias de formação e atuação de egressos do Campus Crato do Instituto Federal do Ceará (IFCE/Crato). Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa e de caráter descritivo que utilizou como instrumentos de coleta de dados as seguintes fontes bibliográficas primárias: a) documentos internos do IFCE Crato (Plano de Desenvolvimento Institucional, Plano Pedagógico Institucional, Projeto Pedagógico de Curso, registros escolares de alunos egressos e ementas de disciplinas); b) questionários aplicados aos docentes, empresários e proprietários rurais; c) transcrição de entrevistas a empresários e produtores rurais; d) diário de campo (registro de visitas aos produtores agrícolas). Para uma caracterização da produção agrícola do Triângulo Crajubar, utilizamos dados estatísticos do IPECE e do IBGE. Os dados analisados revelaram que o processo de formação técnico-profissional dos alunos do IFCE/Crato foram influenciadas pelas concepções do Sistema Escola-Fazenda e da agricultura convencional, sem contemplar estudos sobre a agricultura familiar (principal responsável pela produção agrícola no Triângulo Crajubar). As chances de emprego para egressos do IFCE/Crato em empresas rurais de médio e grande porte são raríssimas. As oportunidades efetivas de trabalho estão nas empresas de assistência técnica e extensão rural que têm como objetivo auxiliar as famílias rurais a desenvolver um modelo de agricultura compatível com o semiárido nordestino. Porém, o processo de formação técnico-profissional no IFCE/Crato está baseado no esforço em inserir avanços tecnológicos nos processos de produção do agronegócio. Esta opção, em detrimento dos estudos sobre agricultura familiar, distanciou o processo de qualificação dos alunos do IFCE/Crato da realidade da agropecuária do Triângulo Crajubar, revelando a crença na universalidade e neutralidade da tecnologia como se esta pudesse ser simplesmente transplantada do modelo empresarial para o modelo de desenvolvimento agrícola familiar. Não obstante, este caráter despolitizado da formação técnico-profissional do IFCE/Crato se soma ao fato de a principal oportunidade de inserção de seus egressos no mercado de trabalho consistir na oferta de trabalho temporário, com relações trabalhistas flexibilizadas e condições de trabalho precarizadas, por parte de uma empresa pública estadual do Ceará.
Palavras-Chave:  Trabalho e Educação – Trabalho Precário – Flexibilização da Produção – Educação Agrícola – Ensino Médio – Ensino Técnico.