segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Concluída a pesquisa sobre a implantação da EJA no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio De Janeiro

Fernanda Paixão

DEFESA DE DISSERTAÇÃO

Título: "Caminhos e descaminhos da implantação da Educação de Jovens e Adultos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio De Janeiro".


Instituição:  Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, Instituto de Educação e Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Data da Defesa: 12/12/2011 

Banca Examinadora:
Dr. José dos Santos Souza (Orientador) - UFRRJ
Drª. Jussara Marques de Macedo - UFRJ
Dr. Dileno Dustan Lucas de Souza - UFJF 

Resumo:
Inúmeras ações para inclusão de jovens têm sido implementadas nos últimos anos com o intuito de educar a população jovem para o protagonismo social em um contexto marcado pelo desemprego e precariedade do trabalho. Um exemplo é o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), do Governo Federal. À luz do materialismo histórico dialético, buscamos analisar como o processo de implementação deste Programa cumpre um papel político-pedagógico na conformação das classes subalternas. Para este fim, toma-se como referência empírica a experiência de implementação e desenvolvimento do Proeja em três campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de janeiro (IFRJ): Duque de Caxias, Nilópolis e Rio de Janeiro. Partimos da ideia de que o processo de implementação do Proeja no IFRJ se caracteriza por ações que reforçam a condição de marginalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de seu público implicando diretamente no trabalho pedagógico e, por este motivo, o Proeja acaba por contribuir mais para a conformação dos jovens trabalhadores, diante do contexto de desemprego estrutural do que para o cumprimento de seus objetivos inclusivos previstos legalmente. Consta-se que neste processo não foram observadas as demandas de formação/qualificação profissional locais; optou-se por cursos de baixo custo, com aproveitamento racional do quadro docente e de equipamentos disponíveis, facilitando sua rápida instalação, o que levou à escolha de cursos na área de informática em todos os campi investigados. Também, observamos as dificuldades dos docentes em sua prática educativa em vários aspectos, como por exemplo, o da integração curricular na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, em uma instituição de ensino que acumula pouca ou nenhuma trajetória com a mesma. Mesmo assim, as contradições emanadas deste processo têm mobilizado os técnicos da área pedagógica e docentes do Proeja do IFRJ em busca da qualidade na formação dos jovens atendidos. Este evento, no mínimo, pode vir a explicitar as contradições da relação trabalho/educação contida na dinâmica de programas deste tipo, condição imprescindível para a formulação de alternativas mais adequadas aos interesses dos trabalhadores.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos – Educação Profissional – Ensino Integrado