quinta-feira, 30 de abril de 2009

DEFESA DE DISSERTAÇÃO

Título: "Fatores determinantes de motivação/desmotivação de alunos do Curso Técnico em Informática do Colégio Agrícola de Camboriú – UFSC".

Autor: FEIJÓ, Alexandre Araújo.

Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da UFRRJ.

Data da Defesa: 30/04/2009

Banca Examinadora:
Dr. José dos Santos Souza (Orientador) - UFRRJ
Drª. Lilian Maria Paes de Carvalho Ramos - UFRRJ
Dr. Dileno Dustan Lucas de Souza - UFV

Resumo:  O Colégio Agrícola de Camboriú (CAC) vem sofrendo transformações, tanto em sua estrutura física, como na configuração de seus cursos e no processo de ensino-aprendizagem. Nos dias atuais são observados problemas na relação professor/aluno e diversas dificuldades no processo de ensino-aprendizagem que interferirem no processo de motivação/desmotivação dos alunos. Em conseqüência, alguns alunos cumprem as exigências necessárias para formação acadêmica com o objetivo único de conseguir o diploma, sem assimilação de conteúdo, sem compromisso profissional com a área para a qual foram formados. Tal fenômeno é facilmente observável no cotidiano do CAC. Diante deste problema, neste trabalho procuramos identificar os fatores que determinam a Motivação/Desmotivação de alunos do Curso Técnico em Informática do CAC, cuja forma mais evidente de expressão é a falta de expectativas, descompromisso, acomodação, apatia e a conseqüência mais evidente é o comprometimento dos objetivos e metas do CAC. O objetivo da pesquisa é identificar os fatores determinantes de motivação/desmotivação dos alunos do Curso Técnico em Informática CAC e, a partir destes dados, refletir sobre  possíveis estratégias para garantir maior motivação dos sujeitos envolvidos no processo de ensino aprendizagem do CAC. Trata-se de uma pesquisa básica de natureza qualitativa, com abordagem de caráter descritivo, cujos procedimentos metodológicos a caracterizam como um estudo de caso, uma vez que a investigação teve como propósito gerar conhecimentos aprofundados sobre uma realidade específica: a  do CAC. Para a coleta de dados, utilizou-se os seguintes instrumentos: entrevistas, questionários, observação participante e análise de fontes bibliográficas primárias. A referência empírica foi o processo de ensino-aprendizagem do Curso Técnico em Informática, na modalidade Concomitante ao Ensino Médio, do CAC.
Palavras-Chave: Ensino Técnico – Didática – Metodologia de Ensino – Cotidiano Escolar – Motivação.