segunda-feira, 31 de julho de 2023

ESTUDANTE DE PEDAGOGIA DEFENDE MONOGRAFIA SOBRE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

 

Izabela Rodrigues da Costa

DEFESA DE MONOGRAFIA DE GRADUAÇÃO


Título: "Objetivos e finalidades dos cursos superiores de tecnologia”




Graduanda: Izabela Rodrigues da Costa



Instituição: Curso de Licenciatura em Pedagogia, Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro


Data: 03/08/2023
Hora: 14:00
Local: UFRRJ – Instituto Multidisciplinar
Campus de Nova Iguaçu, Sala 203, Módulo da Biblioteca
Rua Savero José Bruno, S/nº – Aeroclube – Nova Iguaçu, RJ


Banca Examinadora:
  • Prof. Dr. José dos Santos Souza (Orientador) – UFRRJ
  • Profª. Drª. Paula de Macedo Santos – SEE/RJ
  • Prof. Ms. Thays de Oliveira Marcelino – CTUR/UFRRJ


RESUMO: em um contexto marcado pela crise orgânica do capital deflagrada pelo esgotamento do modelo de desenvolvimento taylorista-fordista e emergência do modelo desenvolvimento enxuto e flexível, percebe-se ampla recomposição burguesa em busca de regularidade de suas bases de acumulação de capital. Esta recomposição se materializa em todas as dimensões da vida social, seja no campo estrutural, seja no campo superestrutural, configurando verdadeira ofensiva do capital para manter a hegemonia burguesa. Esta ofensiva se manifesta inclusive no campo educacional por meio de ampla reforma gerencial dos sistemas públicos de ensino, desde a Educação Básica à Educação Superior, passando pela educação profissional e tecnológica, condicionando as conquistas históricas dos trabalhadores no acesso ao conhecimento. Neste contexto, consolidam-se os Cursos Superiores de Tecnologia (CSTs) como mais um grau acadêmico a se somar ao bacharelado e à licenciatura. Este mais recente grau acadêmico materializa a perspectiva pragmática, imediatista e interessada de formação humana na Educação Superior, com vistas na formação de trabalhadores de novo tipo, mais afinados com as demandas do mercado. Além disto, os CSTs instituem-se como uma das mais refinadas estratégias de mediação do conflito de classe, uma vez que aperfeiçoa a dinâmica de conformação ética e moral da classe trabalhadora por meio das ideologias do empreendedorismo, da empregabilidade e da sustentabilidade. Nesta monografia, serão analisados o discurso oficial e a legislação regulatória dos CSTs no Brasil, tomando como referência a perpetuação do dualismo estrutural estendido ao Ensino Superior do país. O objetivo é explicar o desenvolvimento histórico-normativo que embasaram a efetivação do amplo sistema de educação superior tecnológica no Brasil a partir de meados dos anos 1990. Trata-se de uma pesquisa básica, de caráter descritivo, cuja referência teórica e metodológica é o materialismo histórico-dialético e, de acordo com a estratégia de coleta de dados, insere-se na categoria de uma pesquisa documental. A análise dos dados nos evidenciou que a legislação regulatória dos CSTs e o discurso governamental direcionado a esses, exprimem que estes cursos, configuram um tipo de educação superior, enxuta e flexível as demandas produtivas que perpetua a dualidade educacional brasileira e a divisão social do trabalho. Com base nestes resultados, conclui-se que a legislação regulatória dos CSTs e o discurso governamental estão alinhados com o ideário neoliberal, as estratégias da recomposição frente a crise orgânica do capital e as orientações dos organismos internacionais. Servindo assim como um aprimoramento para os mecanismos de mediação dos conflitos de classe, gerando a conformação do proletariado e formando trabalhadores de novo tipo, afinados com as demandas do mundo do trabalho.